Início Notícias Bom Prato São Vicente, uma pedra no sapato de moradores e comerciantes

Bom Prato São Vicente, uma pedra no sapato de moradores e comerciantes

Bom Prato São Vicente presta assistência a pessoas necessitadas mas causa transtornos a moradores e comerciantes do local

O Bom Prato de São Vicente teve início em 2006 e ao longo de 16 anos vem atendendo a população mais necessitada da cidade com refeições balanceadas e de qualidade. O Programa fornece 1200 pratos diários (11h as 14h e as 17h) e também fornece café da manhã (7:30 as 8:30).

Segundo o Braian Alércio, “Mudou a gestão e está tudo diferente , desde a limpeza até o tratamento, o pessoal é super atencioso e prestativo super educados” e complementou, “sempre quando possível venho almoçar, gosto muito do picadinho e tem feijoada na quarta-feira.”

O local é muito frequentado por moradores de rua e aposentados, onde a procura diária sempre é muito alta desde o início da manhã. Na pandemia, o Bom Prato chegou a funcionar aos sábados e domingos.

Bom Prato São Vicente em reforma e o atendimento tem sido feito na entrada

Contudo sempre tem o outro lado, comerciantes próximos ao local e muitos frequentadores reclamam da falta de organização da fila e do movimento de moradores de rua nas redondezas. “Sempre venho aqui e o maior problema é que tem muitos mal intencionados que furam a fila e levam até 4 marmitas pra vender, prejudicando outras pessoas.”, “seria bom se a prefeitura organizasse a parte externa com a GCM para amenizar a situação.”, disse o frequentador Rodrigo da Silva.

Um comerciante que pediu para não se identificar, disse que é complicado abrir o comercio e ter vários moradores de rua na frente da loja. “Muitos clientes meus dão a volta no quarteirão só para desviar do local. Rola muita droga e a sujeira é grande também.”, disse também que os imóveis perdem valor por causa do Bom Prato.

Sujeira deixada pelos frequentadores deixa moradores e comerciantes indignados

Segundo morador próximo ao local, muita gente já se mudou do prédio dele e os apartamentos vazios não conseguem ser vendidos ou alugados. “Apesar de ser um programa do Estado, a prefeitura deveria dar uma atenção aqui por que nos moradores e comerciantes do município é que estamos sendo prejudicados.” disse um morador indignado.

No momento, o Bom Prato São Vicente passa por reforma na parte interna e esse é mais um motivo de reclamações de moradores e comerciantes. “Eles pegam a comida e comem na frente das lojas e casas em frente ao local.” disse um morador .

O lixo despejado na via pública causa inúmeros problemas, inclusive em períodos chuvosos entopem os bueiros e galerias, causando alagamentos. O Bom Prato não se responsabiliza pela sujeira nas áreas públicas, tornando-se um grande problema para todos que ali residem ou trabalham.
Enfim, o serviço que deveria ser social deu origem a inúmeros novos problemas secundários, onde há benefício de alguns uns e ignoram os direitos dos moradores daquela região.

História do Programa Bom Prato

O programa foi criado em 2000 pelo Governo do Estado de São Paulo e foi criado com o objetivo de oferecer para a população de baixa renda refeições saudáveis e de alta qualidade a custo acessível.

O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e conta com uma rede de 60 unidades, 22 delas estão localizadas na capital, 12 na Grande São Paulo, 8 no litoral e 18 no interior.

Bom Prato de São Vicente oferece café da manhã e 2 refeições de segunda a sexta

O almoço tem custo de R$ 1,00. A alimentação é balanceada com 1.200 calorias, composta por arroz, feijão, salada, legumes, uma proteína e sobremesa (geralmente uma fruta da época). 

Em setembro de 2011, todas unidades começaram a servir café da manhã, onde é oferecido café com leite, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação. A refeição, de 400 calorias em média, custa R$ 0,50 ao usuário.

Bom Prato em São Vicente funciona nos seguintes endereços:

Rua Ipiranga, 479 -Centro -São Vicente -SP

Rua Tupã, 421-Quarentenário – São Vicente-SP

Funciona de segunda a sexta das 7:30 as 8:30 para o café da manhã, das 11h as 14h para o almoço e as 17h para a janta.

Fonte: Baixada na Rede