Início Mundo Nadadora desmaia em piscina e é salva por técnica

Nadadora desmaia em piscina e é salva por técnica

A atenção e o entrosamento entre técnica e atleta foi fundamental para que Andrea Fuentes, comandante da seleção de nado sincronizado dos Estados Unidos, percebesse que havia algo de errado com Anita Álvarez ao final da sua apresentação no Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, na Hungria, e salvasse a vida da sua pupila.

Anita Álvarez teve um quadro de exaustão ao fim de sua apresentação na final do solo livre de nado artístico e precisou ser retirada da piscina em uma maca

Álvarez se sentiu mal após encerrar a sua sequência e acabou desmaiando dentro da piscina. A técnica notou algo estranho e pulou na piscina para resgatar a atleta, que foi retirada de maca.

Técnica resgata atleta Anita Alvarez após desmaio.

“Falei “isso não é normal”. Gritei para os socorristas para que pulassem na água, mas não ouviam ou não entendiam. Fui o mais rápido possível, como se fosse uma final olímpica. Quando a tirei, não respirava e tinha a mandíbula muito contraída. Foi um desmaio por esforço. Vimos onde estava o limite”, explicou em entrevista para a imprensa.

“Foram dois minutos sem respirar e, com as pulsações a 180, você não quer estar dois minutos sem respirar. Teve um momento que me assustei de verdade e, agora, estamos rindo as duas juntas. Ela está muito bem. Tem que descansar. Amanhã [quinta], vai descansar o dia todo e estará muito bem para a final de equipes”, completou.

Apesar do susto, Anita Álvarez terminou na sétima colocação. O ouro ficou com a japonesa Yukiko Inui, a prata com a ucraniana Marta Fiedina o bronze com a grega Evangelia Platanioti.

Fonte: Terra