Início Notícias Polícia Civil e MP investigam desvios de verba da educação em Santos...

Polícia Civil e MP investigam desvios de verba da educação em Santos e São Vicente

Foto: Reprodução

A 1ª Delegacia de Investigações Gerais da (DEIC) de Santos, com o apoio de promotores de Justiça do Gaeco do Ministério Público (MP-SP), realizaram uma operação que investiga desvios de dinheiro público da Secretaria Estadual de Educação. A ação resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em Santos e São Vicente, na Baixada santista. Ninguém foi preso e valores não foram informados.

As investigações começaram após uma denúncia feita ao MP-SP. A informação era de que apenas uma empresa estaria fornecendo materiais para as escolas estaduais e fraudando documentos para ganhar todos os processo licitatórios para a distribuição de materiais.

Em alguns dos imóveis vistoriados, a polícia encontrou indícios de fraudes, como carimbos que eram utilizados para falsificação de documentos particulares e orçamentos (apresentados com valores menores), o que permitia a vitória de apenas essa empresa que está sendo investigada.

O pagamento à empresa era feito com verba da Associação de Pais e Mestres (APM), que permite a compra sem a necessidade de processo licitatório. Agora será investigado, se há envolvimento de funcionários públicos e a extensão do prejuízo, principalmente no período da pandemia.

O material apreendido será analisado na segunda fase da operação que também vai investigar um possível superfaturamento dos produtos vendidos às escolas.

Fonte: G1 Santos