Início Notícias Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos, em Gramado

Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos, em Gramado

Foto: Reprodução

Gramado – A atriz Léa Garcia morreu, na madrugada desta terça-feira (15). A atriz seria homenageada com o Troféu Oscarito durante a 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. O filho e empresário de Léa, Marcelo Garcia, disse que a atriz teve um infarto. Ela chegou a ser encaminhada para o Hospital Arcanjo São Miguel, mas chegou sem vida.

A organização do Festival de Cinema de Gramado informou que possíveis alterações na programação serão anunciadas em breve. “Léa Garcia possuía uma história antiga com Gramado, conquistando quatro Kikitos”, diz a nota.

Léa Garcia estava com 90 anos e contabilizava mais de 100 produções no currículo, incluindo cinema, teatro e televisão. Ela já conquistou quatro Kikitos, com “Filhas do Vento”, “Hoje tem Ragu” e “Acalanto”.

Léa consolidou uma carreira de papéis marcantes em produções como “Selva de Pedra”, “Escrava Isaura”, “Xica da Silva” e “O Clone”. Ela foi peça fundamental na quebra da barreira dos personagens até então destinados a atrizes negras.

“Quando eu estava começando no mundo das artes ela já brilhava nas telonas. Léa Garcia é uma inspiração. Doce, gentil, talentosa, uma estrela, uma pérola. Precisamos reverenciá-la todos os dias”, afirmou a atriz Zezé Motta, que também recebeu o Troféu Oscarito, em 2007.

A tradicional honraria é concedida desde 1990.

Fonte: G1