Início Notícias Lolita morre após 53 anos em cativeiro

Lolita morre após 53 anos em cativeiro

Foto: Reprodução

O Miami Seaquarium divulgou em suas redes sociais a morte de um de seus mais emblemáticos e mais queridos animais: a orca Lolita. “Apesar de ter recebido o melhor atendimento médico possível, ela morreu na tarde de hoje, do que se acredita ter sido um problema renal”, anuncia o comunicado.

A orca morreu aos 57 anos, após ser mantida por 53 anos em cativeiro. Vale lembrar que a morte se deu pouco antes de Lolita retornar para a natureza, em um “acordo vinculativo” entre o oceanário e a organização sem fins lucrativos ‘Friends of Lolita’, que lutava pela libertação do animal há anos (e havia conseguido, para acontecer nos próximos dois anos).

Lolita e outros animais de sua espécie foram capturadas em 1970, em uma violenta ação no estreito de Puget, em Washington, que levou à morte quatro filhotes e um adulto. Sendo esta considerada uma das maiores e piores ações contra orcas selvagens de toda a história.

Ao todo, mais de 90 orcas foram perseguidas e presas em redes, o que levou à morte de várias delas, enquanto outras eram vendidas a parques marinhos. Quando foi capturada, Lolita tinha somente cerca de 4 anos, tendo como companheiro somente outro de sua espécie: Hugo. 

Este, porém, morreu em 1980 em decorrência de um aneurisma cerebral, depois que bateu a cabeça muitas vezes contra o tanque em que estava aprisionado. Desde então, Lolita nunca mais teve a companhia de qualquer outro animal de sua espécie, tendo vivido o restante de sua longa vida flutuando, apática.

Fonte: AH