Início Baixada Santista Forte rajadas de vento causam estragos em cidades da Baixada Santista, SP

Forte rajadas de vento causam estragos em cidades da Baixada Santista, SP

Foto: Reprodução

Uma forte ventania atingiu as cidades do litoral de São Paulo, na noite desta quinta-feira (21), e provocou diversos transtornos. Houve registros de quedas de árvores, estragos em faixadas comerciais e queda de energia elétrica.

O vendaval ocasionou a queda de várias árvores pela região. Uma banca de jornal tombou na Praça Benedicto Calixto, no Boqueirão. Um transformador de energia explodiu na rua Jorge Tibiriça, no Gonzaga.

Em São Vicente, a Defesa Civil foi acionada para atender uma ocorrência, na Praça Barão do Rio Branco, uma enorme árvore não resistiu aos ventos e veio ao chão com raiz e tudo. Comerciantes tiveram suas faixadas publicitárias arrancadas com a força dos ventos.

A concessionária de energia foi acionada para atender registro de queda de luz em vários pontos. Semáforos piscantes também foram verificados e foram atendidos por efetivos da CET de plantão.

Não houve registro de pessoa ferida, desabrigada ou desalojada. Equipes da Defesa Civil municipal monitoram as áreas de risco.

A ventania derrubou parte do teto de uma academia em Praia Grande, no bairro Boqueirão. Não há informações sobre feridos. Em Guarujá, houve explosão em um transformador no Morrinhos 2.

Em nota, a CPFL Piratininga informou que fortes ventos impactaram trechos da rede de distribuição. Todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado e está atuando para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados, em segurança, e no menor tempo possível.

“Nesses momentos, o mais importante é garantir a segurança de todos. Assim, a CPFL alerta para que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. Acione imediatamente a CPFL e o Corpo de Bombeiros e aguarde o atendimento”, orientou a empresa, por meio de nota.

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a aproximação de uma frente fria deixará o tempo instável em toda a região. São esperados ventos de até 95 km/h e as chuvas devem chegar a 180mm até sexta-feira (22).

O órgão estadual ressaltou que não está descartado o risco de deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios. Portanto, é necessário cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.

A Defesa Civil recomenda, que a população evite exposição em áreas abertas devido ao risco de raios, não busque proteção embaixo de árvores e nem esteja próximo a redes de energia elétrica. Nos períodos de chuvas torrenciais, o aconselhado é não andar em locais inundados ou atravessar ruas com enxurradas.

Fonte: Baixada na Rede