Em novembro de 2025 vamos celebrar 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e Japão, um momento importante para trazer à mesa assuntos relevantes. De acordo com o parlamentar Jhony Sasaki, se faz necessário estreitar os laços humanos entre os dois países estimulando ainda mais a troca de conhecimento, cultura e ajuda mútua entre as duas nações.
Já faz alguns anos que o vereador Jhony Sasaki, vem questionando a ausência do Brasil na lista de países que estão no programa de visto de Working Holliday, uma categoria de visto especial que possibilita a entrada de brasileiros no Japão para trabalhar durante um período determinado de até 2 anos. Cerca de 30 países estão conveniados com o Japão, incluindo: Argentina, Chile e Uruguai. O que chama a atenção do vereador Jhony Sasaki é saber que o Brasil sendo o país mais importante da América do Sul e com a maior colônia de descendentes de japoneses fora do Japão, ainda não está inserido no programa de Working Holliday. Frequentemente o vereador promove este diálogo com representantes oficiais dos dois governos.
Japoneses entram no Brasil sem visto! Por que os brasileiros precisam de visto para entrar no Japão? Em janeiro de 2022, Jhony Sasaki conseguiu o apoio da deputada federal Rosana Valle, que se empenhou em promover uma reunião online com o Ministro das Relações Exteriores Carlos Alberto França. A pauta da reunião foi a “ausência” de reciprocidade de visto entre os dois países, a reunião serviu para colocar “luz” neste tema tão importante.
Após a reunião a pauta ganhou notoriedade e foi superada em setembro de 2023, com um acordo entre os dois países. Agora tanto brasileiros quanto os japoneses podem viajar sem visto a turismo com estadias de até 90 dias.
Temas como o visto de Working Holliday e as dificuldades de obter o visto de trabalho para a quarta geração de descendentes de japoneses estão sempre na mira do parlamentar. “Morei muitos anos no Japão e visito o país com frequência, meu coração é nipo-brasileiro. Entendo e respeito a autonomia e as leis imigratórias de cada país. Porém me esforço para promover essa ponte entre essas duas nações de forma respeitosa abordando assuntos importantes que possam corrigir e promover essa relação interpessoal entre os dois países”. Diz Jhony Sasaki.
Em abril de 2022, o vereador esteve na embaixada do Japão em Brasília, acompanhado por membros do Itamaraty e também da deputada federal Rosana Valle, durante a reunião com o embaixador Teiji Hayashi, o diplomata explicou que o Brasil deveria entrar na lista dos países que estão no programa de Working Holliday, porém a pandemia atrasou este processo. No ano seguinte Jhony Sasaki esteve em Tóquio e abordou esta pauta com o embaixador do Brasil no Japão Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes, que disse estar se empenhando para que isso aconteça.
Jhony Sasaki, espera que em 2025 temas como o visto de Working Holliday e a flexibilização para o visto de trabalho para quarta geração de descendentes de japoneses, possam ser superados. ” Somos um país amigo do Japão e acolhedor também somos detentor da maior colônia de descendentes de japoneses e estamos sempre dispostos a colaborar, a história por si só conta isso, neste atual momento econômico-social este gesto do governo japonês seria um reconhecimento bastante relevante para nós”. Diz Jhony Sasaki