Início Notícias O Impacto das mudanças climáticas no aumento de casos de dengue no...

O Impacto das mudanças climáticas no aumento de casos de dengue no Brasil

O Ministério da Saúde informou que, em 2024, o número de óbitos por dengue superou o de Covid-19 no Brasil. Na Baixada Santista, litoral de São Paulo, o cenário também é preocupante. A região registrou 28.678 casos de dengue e 49 mortes, um aumento significativo em relação a 2023, quando foram contabilizados 4.147 casos e nenhuma morte. Em contraste, os casos de Covid-19 diminuíram: de 10.437 em 2023, com 170 óbitos, para 3.589 casos e 64 mortes em 2024.

Imagens ação contra dengue

O verão, com altas temperaturas e fortes chuvas, favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Além disso, o Ministério da Saúde apontou a crescente circulação do sorotipo 3 da dengue na região Sudeste como um fator que tem contribuído para o aumento de infecções. Segundo Rivaldo Venâncio, da Secretaria de Vigilância em Saúde, muitas pessoas nunca tiveram contato com essa variante, o que pode agravar os casos.

Fique por dentro de todas as nossas notícias e reportagens acessando o site: www.baixadanarede.com ou nos acompanhe no Instagram: @baixanarede