Para algumas pessoas pode parecer algo distante, mas ter sua casa inundada devido as chuvas e a maré é comum para muitas pessoas que moram em alguns bairros de São Vicente. Vários motivos se acumulam para que ocorram as inundações dessas localidades. Sujeira nos canais, galerias pluviais entupidas, falta de zeladoria básica e um problema natural que é a subida da maré.
“Recebemos demandas diárias para limpeza de galerias pluviais que muitas vezes estão cheias de lixo como garrafas pets, embalagens, sacos plásticos e até animais mortos. Tem também muita lama e terra que com a mistura vira um liquido preto e de odor ruim.”, disse o vereador Jhony Sasaki.
A prefeitura de São Vicente tem 3 equipes que circulam diariamente pela cidade para dar conta da limpeza das galerias, a demanda é alta e o tempo de trabalho depende muito do estado em que a galeria se encontra. A maré e os canais obstruídos também são um problema grande que faz com que muitas vezes haja o retorno da “agua” pela galeria pluvial inundando a rua mesmo sem a ocorrência de chuva.
Outro problema frequente são as tampas quebradas ou danificadas de galeria pluvial. Em muitos casos são danificadas pelo trafego de caminhões e ônibus que invadem a calçada e danificam a tampa e a caixa da galeria pluvial.
“As tampas quebradas são um transtorno e um perigo ao pedestre que pode se acidentar se cair dentro da galeria. As trocas e reparos são demoradas por se tratar de um trabalho de alvenaria, mas sempre pedimos celeridade a Secretaria de serviços especiais pois a falta dela pode causar um acidente grave e até uma fatalidade.”, afirmou Jhony Sasaki.
Neste assunto, todos precisam fazer sua parte, o poder executivo, o legislativo e a população. A conscientização para o não descarte de lixo em via pública é muito importante para amenizar o problema.
Fonte: Baixada na Rede