Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Vicente, na Baixada Santista informou nesta quinta-feira (1), que não entregará senhas devido ao Jogo da Copa. “Atenção dia 01-12-22 não haverá entrega de senhas. Motivo: Jogo do Brasil e remanejamento de agenda”, diz o comunicado.
Uma moradora que preferiu não se identificar, conta que chegou a unidade às 6h da manhã para retirar uma senha para o esposo que sofre com hipertensão. Indignada com o comunicado, a Dona de casa pediu ajuda a um vereador da cidade através das redes sociais, na quinta-feira (30).
O vereador Jhony Sasaki, prontamente atendeu ao seu pedido de ajuda, foi até a unidade, localizada na Avenida Antônio Emmerick pedindo esclarecimento dos fatos. Já no local, foi informado que o aviso partiu exclusivamente de uma funcionária da unidade, devido a falta de médicos. O parlamentar relatou o caso em plenário, na Câmara Municipal da cidade.
Os pacientes relatam que sofrem com a falta diária de profissionais, a espera eterna para as consultas e falta de insumos e medicamentos nas unidades.
De acordo com a Constituição Federal: “Art. 6º-A São serviços públicos essenciais a saúde, a educação, o transporte, a segurança, o fornecimento de energia elétrica, água e telefonia, a captação e o tratamento de esgoto e lixo, a compensação bancária, a administração da justiça, os serviços funerários e o controle do tráfego marítimo e aéreo.”
Fonte: Baixada na Rede