O idoso atropelado por um ônibus após descer do veículo morreu nesta quinta-feira (2). Segundo a família, Dalcy Cangussu Almeida, de 73 anos, chegou a passar por cirurgias, mas teve paradas cardíacas após uma embolia pulmonar e não resistiu.
Na terça (28), a polícia tinha indiciado o condutor por tentativa de homicídio. Com a morte, a natureza criminal será alterada para homicídio doloso consumado.
Segundo testemunhas, Dalcy chegou a ser impedido de deixar o ônibus pelo motorista por causa de uma discussão.
Ele teria criticado o condutor pela falta do uso de máscara, obrigatória no transporte público do estado desde novembro de 2022.
Um vídeo registrou o momento do atropelamento. Nas imagens, é possível ver que a porta se fecha quando Dalcy tenta descer. Ele se desequilibra, cai na via e é atropelado pelo veículo.
Fabio Lima Nascimento, artista plástico, também estava no coletivo.
“Ele [o motorista] seguiu viagem. Fiquei gritando para ele parar, e ele não parou, não. Seguiu em frente. Não parou nem para prestar socorro. Só parou porque um motoqueiro foi atrás, e ele parou.”
Para o delegado do caso, Rodrigo Fiacadori, “ele permitiu que aquela vítima caísse do ônibus e que o ônibus passasse por cima dela, não parou e continuou seu trajeto”.
À policia, o motorista do ônibus relatou que não percebeu que o idoso havia sido atropelado e retornou ao local do acidente.
Em nota, a SPTrans disse que a Sambaíba, empresa responsável, afastou o motorista e que vai colaborar com as investigações.
Fonte: G1