Os moradores da Área Continental, de São Vicente, litoral de SP, denunciaram um forte odor semelhante a gás, configurando poluição do ar naquela região. A população afirma que o cheiro era sentido em diferentes bairros, como Vila Emma, Parque das bandeiras e Gleba. Principalmente durante o período noturno.
Segundo a Prefeitura de São Vicente, as reclamações são frequentes, porém tem aumentado recentemente, motivando ações por parte da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), que coordenou uma vistoria na última segunda-feira (14), nos períodos da manhã e noite. Os alvos foram empresas instaladas nas marginais da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no sentido Cubatão-Praia Grande.
Agentes do Pelotão Ambiental, da Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), também participaram da inspeção. Foram vistoriadas nove empresas, sendo que quatro delas têm possibilidade de serem enquadradas como “potenciais poluidoras”. Contudo, durante a vistoria, não foi constatado cheiro forte nas empresas e nos bairros.
A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal afirma continuar com as investigações para descobrir a origem dos odores e os responsáveis, para que as devidas penalidades sejam aplicadas.
A população pode fazer sua reclamação por meio do canal de denúncia https://cetesb.sp.gov.br/denuncias-ambientais, ou pelo telefone 0800-0113560.
Fonte: G1 Santos