Início Notícias São Vicente a cidade mais antiga do Brasil, precisa conservar a sua...

São Vicente a cidade mais antiga do Brasil, precisa conservar a sua história.

Países desenvolvidos como o Japão venceram o desafio de manter a cultura milenar conectada com a arquitetura moderna e tecnológica do país. A maneira harmoniosa de incluir o passado e o presente no cotidiano das cidades é um dos pontos fortes do turismo na terra do sol nascente. Exemplos do Japão na conservação da história e estrutura física da cidade poderiam ser implementados na primeira cidade do Brasil ” São Vicente “.

São Vicente é a primeira vila a ser fundada no Brasil pelos portugueses e merece ser reconhecida e respeitada. A cidade hoje é carente em infraestrutura turística, existe um forte apelo ao turismo de veraneio, mas tem por base a sua condição histórica antiga com títulos de Cidade Monumento da História Pátria. O lado histórico da cidade é pouco explorado e desconhecido até mesmo pelos próprios munícipes.

No bairro Parque Bitarú em São Vicente fica a Praça Kotoku Iha, localizada na rua Japão. Esse lugar é muito conhecido pelos pescadores da região e abriga um recanto japonês pela união da cidade de São Vicente com a cidade de Naha, situada na Província de Okinawa e para simbolizar essa amizade foi construído um portal com traços da cultura nipônica. “Atualmente a praça se encontra em péssimo estado”. O próprio prefeito da cidade de Naha em Okinawa, já demonstrou interesse em estreitar os laços com a cidade vicentina, mas a conversa não prosseguiu adiante.

Embora a rede hoteleira seja restrita, os veranistas em geral alugam imóveis mobiliados para a temporada. Por ser um balneário antigo, a cidade possui, especialmente bares, restaurantes e poucos clubes. Há muitos Pontos turísticos em São Vicente, que fogem do conhecimento de quem visita a cidade e alguns deles é o Largo da Fonte que foi renomeado por Largo Treze de Maio com a abolição da escravatura, a praça leva a data da fundação da vila em sua denominação. Nela, podem ser vistos o Relógio do Sol, e as estátuas de Benedito Calixto e do Soldado Pérsio de Queiroz Filho. A Praça João Pessoa, antigamente era denominado como Largo Santo Antônio e abrigava a Casa da Câmara e a Cadeia da cidade vicentina.

A Igreja Matriz, teve a sua primeira construção próxima à praia. A famosa Biquinha de São Vicente, o colégio vicentino, ministrou suas aulas de catecismo junto à Bica da Fonte do Povoado que, atualmente, é fonte histórica denominada afetivamente como “Biquinha”.

A Ponte Pênsil foi construída e projetada pelo Engenheiro Saturnino de Brito, com tecnologia alemã, liga a ilha de São Vicente ao continente e ao município de Praia Grande.

Outras atrações turísticas da cidade também tem suas histórias pouco difundida como o Parque da Prainha, localizado na área continental, que conta com a “Ilha de São Vicente”, que funcionou como estaleiro e comércio. O Morro da Asa Delta, local explorado para a prática do voo livre, tem seu acesso a partir do Morro do José Menino na divisa com Santos e permite a visão dessas cidades, além de Guarujá, Praia Grande e até Cubatão. Ilha Porchat, frequentado para diversão noturna e altamente pouco explorada em época de veraneio, abriga o Monumento dos 500 Anos do Brasil, projetado por Oscar Niemeyer e localizado no pico da ilha, de onde é possível se obter uma ótima vista da cidade.

A Ilha Porchat, Morro da Asa Delta, Teleférico e a famosa Biquinha, são alguns dos destaques da cidade do litoral paulista. Há anos o turismo vem sendo enfraquecido na cidade devido a má conservação e a falta de planejamento dos governantes. O atual prefeito Pedro Gouveia, vem tentando revitalizar os principais pontos turístico da cidade como a Biquinha a orla da praia dentre outros. Mas ainda há muito trabalho para ser feito. A cidade foi entregue ao atual governo com dividas geradas pelo seu antecessor prefeito Bili e ainda de quebra há uma rivalidade politica envolvendo o governador do Estado de São Paulo.