Início Baixada Santista NPH-Unisanta prevê elevação das ondas com chegada de ciclone extratropical na região

NPH-Unisanta prevê elevação das ondas com chegada de ciclone extratropical na região

Assecom/Unisanta

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH-Unisanta) prevê ondas de moderadas a intensas na região, por causa da formação de um ciclone extratropical que vai chegar na sexta-feira (5) na Baixada Santista.

Segundo o NPH-Unisanta, a passagem de uma frente fria vai ocasionar ventos intensos na região costeira do litoral brasileiro. Com isso, o mar deve ficar agitado, com ondas podendo ultrapassar 2 metros de altura na baía de Santos durante a noite de sexta, sendo que a maior agitação está prevista para a madrugada e manhã de sábado (6), com ondas variando entre 2 e 3 metros de altura.

Com relação ao nível do mar, a previsão indica que não será muito elevado, devido à condição atual de quadratura. Entretanto, na Baía de Santos a maré pode ultrapassar 1,5m no final da manhã de sábado, representando um aumento de 60 cm em relação a tábua de maré. No interior do estuário a maré pode ultrapassar 1,5m já na madrugada e no final da manhã de sábado.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Atenção devido à previsão de ondas entre 2,0 e 3,0 metros de altura.

Se as previsões se mantiverem há possibilidade de alagamentos pontuais devido à ação conjugada de ondas e maré, que podem ser agravados com a ocorrência de pancadas de chuvas intensas.

Também são esperados pequenos impactos nas estruturas urbanas costeiras devido à intensidade das ondas previstas. Cabe ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas nos próximos dias.

Reportagem: Santaportal