Nesta segunda-feira (30), uma cobra píton foi apreendida na casa de um homem suspeito de vender animais silvestres e exóticos em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Os anúncios de venda eram feitos pelas redes sociais. No local, a polícia também encontrou um jabuti, três ouriços africanos, uma arma de airsoft e R$ 4,5 mil.
Após uma denúncia sobre a comercialização de animais em redes sociais, as equipes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém, passaram a investigar. Durante os trabalhos, as autoridades conseguiram localizar o IP (Internet Protocol) do computador de onde eram feitas as postagens.
A polícia solicitou um mandado de busca domiciliar, que foi deferido pela 1ª Vara do Foro da cidade. Em seguida, a equipe seguiu para o local, junto da Polícia Militar Ambiental, sendo recebida pela companheira do suspeito. As equipes entraram no imóvel e encontraram a cobra e os demais animais silvestres.
O homem não estava na residência, mas foi avisado pela esposa. Pouco depois, ele chegou e foi questionado sobre os espécimes, alegando que os criava para vender. Além dos animais, a polícia localizou a arma e também a quantia em dinheiro, que foram apreendidas.
O suspeito foi autuado por crime ambiental e encaminhado para o 2º DP de Itanhaém, onde foi elaborado um termo circunstanciado. A polícia informou, ainda, que os animais tinham água, comida, estavam abrigadas e não apresentavam sinais de maus-tratos ou ferimentos. O jabuti foi encaminhado para o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres (Ceptas) de Cubatão. A cobra e os ouriços foram levados para o Aquário Municipal de Peruíbe.
Fonte: G1 Santos