Início Baixada Santista Vereadores de São Vicente aprovam redutor de IPTU e desconto de 5%...

Vereadores de São Vicente aprovam redutor de IPTU e desconto de 5% em cota única

Na terça-feira dia 26, um pedido de urgência na pautação do reajuste do IPTU, causou desconforto para os 15 vereadores da cidade de São Vicente.

A mensagem N* 68/21 enviada pelo executivo para a Câmara Municipal, apontava a necessidade da aprovação dos parlamentares em caráter de urgência. O vereador Jhony Sasaki, exigiu mais explicações sobre o assunto. O representante do executivo Mário Titto, esclareceu que se a Câmara Municipal não aprovasse o reajuste de até 5% baseado no indicie de correção obrigatório do Governo Federal o impacto no bolso do cidadão vicentino seria muito maior porque a secretária da fazenda teria que emitir o IPTU de 2022 usando como base o valor venal do imóvel vezes alíquota que está previsto no código tributário Municipal.

Exemplo: Com aprovação da Câmara Municipal o reajuste segue o indicie de correção. O IPTU no valor 217 reais altera para 228 reais.

Sem aprovação dos vereadores o valor seria diferente. O calculo seria valor venal vezes alíquota.

Exemplo: Sem a aprovação dos vereadores o IPTU no valor de 217 reais seria alterado 308 reais

Os vereadores ainda conseguiram votar o desconto de 5% para o pagamento da cota única. As duas pautas teve maioria absoluta,

Para quem assistiu a sessão ficou claro que os vereadores entenderam a necessidade do município porém não ficaram confortáveis em votar o aumento do IPTU, por menor que fosse. O site de notícias G1 disponibilizou recentemente uma tabela com as alterações do IPTU e São Vicente pontuou como uma das menores da baixada Santista.

Agradecido pela aprovação, o Prefeito Kayo Amado ressaltou que a pandemia impactou a situação financeira dos munícipes  e, com a aprovação de hoje, os vereadores demonstraram o quanto foram sensíveis a esta questão, colocando os interesses dos vicentinos em primeiro lugar. “O índice menor que a inflação e o desconto de 5% no pagamento da cota única representarão uma carga um pouco mais leve no orçamento dos contribuintes.”