Início Notícias Fim da exigência de teste de Covid para entrada no país

Fim da exigência de teste de Covid para entrada no país

Foto: ilustrativa

O Ministério da Saúde avalia suspender a apresentação de teste de Covid-19 negativo para a entrada no Brasil. O tema está sendo estudado e discutido com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos Ministérios da Justiça, Infraestrutura e Casa Civil.

A informação foi compartilhada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sendo uma das ações implementadas pelo governo no processo de fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin).

A desobrigação de teste de Covid para entrada no Brasil está sendo analisada pela Secretaria de Vigilância em Saúde, que tem duas diretorias que cuidam do assunto.

Queiroga afirma a possibilidade de publicar orientações sobre a desobrigação dos testes ainda nesta semana. Em dezembro de 2021, uma portaria interministerial definiu as regras para entrada de viajantes no Brasil. Entre as medidas, estão a apresentação de comprovante de vacina, teste negativo de Covid e quarentena (para não imunizados).

Nas últimas semanas, o ministro se reuniu com líderes dos Três Poderes para avaliar a revogação da portaria que define a Espin. Isso porque, segundo Queiroga, mais de 100 portarias publicadas durante a pandemia estão baseadas na situação de Emergência em Saúde Pública.

Fonte: Metrópoles