Início Notícias Autoridades identificam caso suspeito de ‘vaca louca’ em MG

Autoridades identificam caso suspeito de ‘vaca louca’ em MG

Foto: Getty Images

Autoridades brasileiras identificaram um caso de “vaca louca” atípica em um animal com mais de 10 anos em Minas Gerais. Os frigoríficos que atuam na região pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) já foram informados.

O Ministério da Agricultura já coletou amostras do animal, enviadas a um laboratório da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, em inglês) no Canadá para análises mais detalhadas. A doença é considerada atípica quando é originada no próprio organismo do bovino, normalmente em animais com idade mais avançada. 

A notícia desencadeou um movimento de queda nos contratos futuros do boi gordo na B3 e no mercado físico, em virtude de maior cautela do setor quanto a uma possível restrição nas exportações de carne bovina brasileiras.

Os grandes frigoríficos decidiram suspender as exportações até que a situação seja esclarecida, mostrando o comprometimento da cadeia brasileira com a segurança alimentar.

O Ministério da Agricultura disse que o Brasil adota procedimentos de vigilância investigação e notificações recomendadas pela Organização Mundial de Saúde Animal.

Fonte: CNN