Início Notícias Jovem com câncer raro na mandíbula aguarda vaga para realizar cirurgia

Jovem com câncer raro na mandíbula aguarda vaga para realizar cirurgia

Foto: Arquivo Pessoal

Um jovem de 17 anos, aguarda por cirugia para remover um tumor e implantar uma prótese que ocupará o espaço de parte da ossada da face, após descobrir câncer raro na mandíbula. Em relato, o pai do jovem sente um total desamparo pelas instituições públicas.

Matheus Calvoso de Oliveira, mora em Juquiá, no interior de São Paulo, com o pai, a irmã e a madrasta. Em novembro de 2020, o jovem percebeu a presença de uma afta na boca, que precisava ser removida, segundo os médicos.

Em janeiro, o jovem foi encaminhado para um procedimento de retirada de uma massa no interior da boca, no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. Durante a cirurgia, os médicos detectaram que se tratava de um osterssacoma de mandíbula, um tipo de câncer ósseo raro. O hospital esclareceu que o jovem precisa passar por uma cirurgia para remover o tumor e inserir uma prótese customizada no local. Porém, o hospital não possui a estrutura necessária para realizar o procedimento.

Desde então, Matheus começou a realizar um tratamento oncológico de quimioterapia, mas ainda não conseguiu ter acesso a um hospital que possa realizar a cirurgia necessária. Após a retirada do câncer, Matheus também precisará de uma prótese customizada, que será implantada na face, para que o rosto não fique desfigurado e possua sustentação, que custa cerca de R$ 80 mil e o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre.

Fonte: G1 Santos