Início Baixada Santista Nova cepa do coronavírus já pode ter sido identificada na Baixada Santista

Nova cepa do coronavírus já pode ter sido identificada na Baixada Santista

Foto: ilustrativa

A nova cepa do coronavírus já pode ter sido identificada na Baixada Santista. O alerta é do infectologista Marcos Caseiro. 

Segundo ele, já existe um caso suspeito na região, cujo exame está recolhido em laboratório para ser comprovado. “É um paciente meu. Solicitei teste em laboratório particular e nos veio esse alerta. Nós recolhemos esse exame, esperando validação”, afirma o médico. 

O infectologista explica que o paciente teria histórico com familiares próximos vindos recentemente da Região Norte, onde a variação do vírus já foi confirmada. 

Caseiro conta que as informações sobre esta cepa indicam perigo. “Estamos acompanhando estudos e artigos no Exterior que acreditam em uma maior resistência à neutralização por parte desta variante. Isso quer dizer que o vírus fica mais forte para ser detido”. 

Há, ainda, preocupações sobre as vacinas Moderna e Pfizer, que já se mostram pouco eficientes contra esta cepa. 

“Estamos diantes de mutações importantes, porque a imunidade que estamos produzindo para esse vírus talvez não seja efetiva pra neutralizá-lo”, afirma o médico. “É caso ainda de aguardar outros estudos, aguardar avanço nas pesquisas, para dizer com certeza”.

Santaportal