Início Notícias Mosquitos são atraídos por cores específicas

Mosquitos são atraídos por cores específicas

Foto: KILEY RIFFELL

Não é piada, a cor das roupas pode influenciar os mosquitos a se interessarem em picar uma pessoa.

Um estudo Universidade de Washington (EUA) apontada que as cores vermelho, preto e ciano atraem muito mais mosquitos. Na contramão, verde, roxo, azul e branco seriam cores ignoradas pelos insetos. Odores atraem mosquitos, mas a roupa seria o golpe final.

Quando os mosquitos cheiram compostos específicos, como o COda nossa respiração, seus olhos são estimulados a procurar cores específicas e outros padrões visuais associados a um hospedeiro em potencial. Além da respiração, do suor e da temperatura da nossa pele, algumas cores influenciam a chegada de mosquitos.

Independente da pigmentação, a pele humana emite um forte “sinal” vermelho-alaranjado para os olhos deles. Sendo assim, determinadas cores de roupas potencializariam esses estímulos visuais aos pernilongos.

Vetores da dengue e febre amarela, os mosquitos fêmeas da espécie Aedes aegypti foram analisados pelos pesquisadores. Cada um deles foi observado individualmente em câmaras de teste em miniatura. Em cada uma delas, odores específicos foram pulverizados e apresentados com diferentes padrões visuais, como partes do corpo humano ou um ponto colorido.

Nas situações em que não havia estímulo de odor, os Aedes aegypti ignoraram um ponto no fundo da câmara, independente da cor. Estimulados olfativamente, seguiram ignorando os pontos de cor verde, azul e roxo, mas indo em direção aos vermelhos, laranjas, pretos ou cianos. Estas cores foram escolhidas por corresponderem a comprimentos de onda mais longos de luz.

O especialista indica como forma de prevenção, evitar roupas vermelhas, diminuindo o potencial de atração dos pernilongos, além de cobrir mais partes do corpo com cores de outras tonalidades.

Fonte: Mega Curioso