Início Entretenimento Saiba como saber a idade “real” do seu cãozinho ou gatinho

Saiba como saber a idade “real” do seu cãozinho ou gatinho

Estimativa de vida dos pets aumentou, sendo muito comum os que ultrapassam os 15 anos e chegam nos 20

Muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como calcular a idade dos pets. Há muitas teorias sobre o assunto e até pouco tempo a única certeza que se tinha era que os bichinhos de quatro patas envelhecem mais rápido e, consequentemente, vivem menos que os humanos.

Estimativa de vida dos pets aumentou, sendo muito comum os que ultrapassam os 15 anos e chegam nos 20

“Uma das razões para essa dificuldade é o fato de cães e gatos serem uma das espécies com maior diversidade de raças e diversas características. Mas dizer que a idade deles é a proporção de 1 para 7 na idade humana não passa de um mito”, explica o veterinário Bruno Rodrigues Melo, que atua na cidade de Praia Grande.

E essa teoria não pode ser considerada pelo simples fato de que, com o avanço da medicina veterinária, a estimativa de vida de cães e gatos aumentou, sendo muito comum hoje em dia encontrar animais que ultrapassam os 15 anos e chegam até os 20, o que daria uma idade equivalente entre 105 e 140 anos.

Bruno conta que recentemente a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) divulgou uma pesquisa para tentar desmistificar o assunto. É claro que é uma conta aproximada, já que há uma taxa de envelhecimento diferente para cada raça e outros fatores, como doença, também podem interferir.

“No caso dos cachorros, existe uma conta diferente dependendo do tamanho do animal. Para cães de pequeno porte, a fórmula é somar 2 na idade dele, e multiplicar por 3. Nos de médio porte a multiplicação é por 4, e nos de grande porte, por 5. Já para os gatos, é preciso somar 15 anos para seu primeiro ano de vida e 10 para o segundo. A partir do terceiro em diante, acrescente quatro anos”.

Fonte: BS9