Início Notícias Bolsa Trabalho: conheça o novo benefício do governo paulista

Bolsa Trabalho: conheça o novo benefício do governo paulista

Que estamos enfrentando uma das maiores crises econômicas do país e batendo recordes de desemprego, isso você já sabe com os jornais e noticiários. Mas você conhece as medidas criadas para auxiliar a população durante esse período? O Bolsa Trabalho é uma proposta que surgiu nesse momento e procura trazer mais ocupação, renda e qualificação profissional para a população desempregada.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre esse benefício e como ele pode não só trazer de volta a qualidade de vida de muitas pessoas, mas também voltar a fazer com que a economia local e até uma parte da nacional se beneficie do novo, melhorando o poder de compra e estilo de vida da população.

Como funciona o Bolsa Trabalho?

Os beneficiários do programa, se estiverem de acordo com o perfil destinado a receber o benefício, terão acesso a um valor de R$ 540,00 durante cinco meses. Para garantir ainda mais oportunidades, o participante ainda pode fazer cursos e outros tipos de qualificações para se profissionalizar e voltar ao mercado de trabalho.

O programa é um dos maiores investimentos socioeconômicos do Governo de São Paulo e conta com mais de 150 mil vagas para a população desempregada, com um investimento de mais de R$ 415 milhões de reais para custear o acesso ao benefício.

De acordo com o Governo de São Paulo, a Bolsa Trabalho é um benefício agregado da Bolsa do Povo, um programa focado em combater a desigualdade social e a falta de renda.

Ainda que não tenha definição, o programa é uma forma de melhoria da qualidade de vida da parcela da população que apresenta vulnerabilidade social.

Como participar?

Por ser um programa de transferência de renda, ele é destinado às famílias pobres que precisam atender uma série de exigências para estarem aptas a receber o benefício.

Para o Bolsa Trabalho, é importante que você seja um trabalhador desempregado, mas que não possua ou receba seguro-desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente.

Além disso, é importante atender o limite de renda per capita necessário na família, que é de até meio salário-mínimo. Outro critério é residir no estado de São Paulo há no mínimo dois anos e ter apenas um beneficiário por núcleo familiar.

Para se inscrever no programa, além dos requisitos básicos, é importante ter acesso a documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de endereço. Outro fator importante é sobre os pontos de inscrição, que apesar de ainda não terem sido divulgados, muito provavelmente serão os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade.

As inscrições podem ser realizadas até 17 de junho pelo canal oficial do Portal Bolsa do Povo (www.bolsadopovo.sp.gov.br) e, caso o candidato queira realizar a inscrição presencialmente, pode se dirigir a partir desta terça-feira (31) nas unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que ficam nos seguintes endereços:

– PAT da Área Insular: Avenida Presidente Wilson, 1126 – Centro;

– PAT da Área Continental: Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 211 – Jardim Rio Branco.

Ambas as unidades atendem das 9h às 16h.

Fonte: Baixada na Rede